ESGOTO

HomeINSTITUCIONALESGOTO

LAGOAS DE TRATAMENTO (ETE – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO) TANGARA DA SERRA – MT

ETE - Estação de Tratamento de Esgoto, é a unidade operacional do sistema de esgotamento sanitário que através de processos físicos, químicos ou biológicos removem as cargas poluentes do esgoto, devolvendo ao ambiente o produto final, efluente tratado, em conformidade com os padrões exigidos pela legislação ambiental.

O SAMAE, utiliza o sistema natural de tratamento, da seguinte forma:

  • Anaeróbia;
  • Facultativa;
  • Maturação ou polimento.

Lagoa Anaeróbia

Lagoas anaeróbias são reatores desprovidos de oxigênio dissolvido, normalmente com profundidade entre 3 e 5 metros, projetados como unidades que antecedem outros reatores de tratamento, numa série, visando a remoção de elevada fração de matéria orgânica biodegradável através de mecanismos físicos e biológicos. Dentre esses mecanismos destacam-se a sedimentação, a flotação (é um método de separação de misturas) e a digestão anaeróbia de matéria orgânica. A desvantagem dessas lagoas é o mau odor causado pela liberação de substâncias voláteis entre as quais o gás sulfídrico, resultante da digestão anaeróbia de proteínas ou da redução dissimilatória de sulfato. Como vantagem, além da boa eficiência de remoção de sólidos suspensos e matéria orgânica, apresentam pequena produção de biomassa microbiana, resultando na produção de menor volume de lodo, em decorrência da conversão da matéria orgânica em biogás, que é eliminado para a atmosfera.

Lagoa Facultativa

O processo de tratamento por lagoas facultativas é muito simples e constitui-se unicamente por processos naturais. Estes podem ocorrer em três zonas da lagoa: zona anaeróbia, zona aeróbia e zona facultativa.

O efluente entra por uma extremidade da lagoa e sai pela outra. Durante este caminho, que pode demorar vários dias, o esgoto sofre os processos que irão resultar em sua purificação. Após a entrada do efluente na lagoa, a matéria orgânica em suspensão (Demanda Bioquímica de Oxigênio particulada) começa a sedimentar formando o lodo de fundo. Este sofre tratamento anaeróbio na zona anaeróbia da lagoa. Já a matéria orgânica dissolvida (DBO solúvel) e a em suspensão de pequenas dimensões (DBO finamente particulada) permanecem dispersas na massa líquida. Estas sofrerão tratamento aeróbio nas zonas mais superficiais da lagoa (zona aeróbia). Nesta zona há necessidade da presença de oxigênio. Este é fornecido por trocas gasosas da superfície líquida com a atmosfera e pela fotossíntese realizada pelas algas presentes, fundamentais ao processo. Para isso há necessidade de suficiente iluminação solar, portanto, estas lagoas devem ser implantadas em lugares de baixa nebulosidade e grande radiação solar. Na zona aeróbia há um equilíbrio entre o consumo e a produção de oxigênio e gás carbônico. Enquanto as bactérias produzem gás carbônico e consomem oxigênio através da respiração, as algas produzem oxigênio e consomem gás carbônico na realização da fotossíntese. As reações são praticamente as mesmas com direções opostas:

Lagoa Maturação

As lagoas de maturação constituem um pós-tratamento de processos e objetivem a remoção da DBO, sendo usualmente projetadas como uma série de lagoas, ou como uma lagoa única com divisões por chincanas. A eficiência na remoção de coliformes é bastante elevada frente aos principais elementos atuantes.

  • Microrganismos patogênicos;
  • Ambiente ideal é o trato intestinal humano;
  • Tendência de morte – rede, sistema tratamento, no corpo receptor;
  • Eliminação total: helmintos, cistos;
  • Profundidade;
  • Baixa → favorecer mecanismos atuantes.

Alt text

Depois deste processo feito a água é tratada em torno de 86% de eficiência e jogada ao Rio ararão por onde naturalmente é feita a autodepuração.

E novamente a água esta pronta para ser retirada.

Tangará da Serra tem cobertura de 34% atualmente com o PAC 2 terá cobertura de 55%.

  • Auto Depuração (62,7 KB)
  • Lagoa 01 (72,3 KB)
  • Lagoa 02 (67,8 KB)
  • Lagoa 03 (31,3 KB)
Segunda via SEGUNDA VIA
Serviços CONSULTA DE SERVIÇOS
Serviços ENTENDA SUA FATURA
Serviços CONSULTA POR SMS